Ultrassonografia morfológica do 2º trimestre

ultrassom 2 semestreA ultra-sonografia é o método de diagnóstico por imagem de escolha para detecção e rastreamento de anomalias fetais. A avaliação morfológica do feto, indicada entre 20-24 semanas de gestação, é um exame que permite afastar 85% das malformações fetais. 

Sua realização é super importante, pois traz mais tranquilidade aos pais ao saberem que seu bebê apresenta um desenvolvimento normal. No caso de  eventuais malformações serem encontradas, estas serão detalhadamente descritas em um relatório que se constituirá na documentação que a paciente precisa ao ser encaminhada ao seu médico e eventualmente a um centro de referência em medicina fetal.

Na mesma oportunidade da realização do ultrassom morfológico, é possível realizar também a medida do colo uterino por via endovaginal( avaliação de risco para parto prematuro) e o estudo Doppler das artérias uterinas( avaliação de risco para pré-eclâmpsia).

Durante seu exame, será realizada a avaliação da formação do seu bebê segundo as recomendações da ISUOG (International Society of Ultrasound in Obstetrics and Ginecology) e da Fetal Medicine Foundation (FMF). Também serão realizados de rotina a medida do colo uterino e o estudo Doppler das
artérias uterinas. Se for de desejo dos pais, o exame será gravado em vídeo pelo sistema Babyclick.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *